Programa do Treinamento

O treinamento consiste de sessões monitoradas, auto-estudo, avaliações e realização de um projeto de melhoria. O projeto de melhoria é desenvolvido pelo candidato a Green Belt ao longo do treinamento, sendo selecionado a partir das necessidades da sua organização. Serão certificados como Green Belts os alunos que realizarem projetos Seis Sigma com sucesso. O treinamento Seis Sigma Green Belt possui uma carga horária de 72 horas.

O programa de treinamento segue o ciclo DMAIC (D-Define, M-Measure, A-Analyse, I-Improve e C-Control) tradicionalmente aplicado no Seis Sigma. Em cada módulo são apresentadas as atividades e ferramentas estatísticas e não-estatísticas e técnicas lean , dentro da seqüência lógica do desdobramento do Seis Sigma. As ferramentas são ministradas através de didáticas especiais, tais como, simulações que facilitam e aceleram o aprendizado. A apresentação de casos reais para fabricação e serviços facilita o entendimento das ferramentas e suas aplicações. Durante o treinamento, o candidato a Green Belt desenvolve um projeto real de melhoria selecionado a partir das necessidades da sua organização.

Fase de Definição

Na fase de definição são apresentados os fundamentos do Seis Sigma, ferramentas estatísticas e atividades usualmente utilizadas. Nessa fase são determinados os requisitos importantes para os clientes e estabelecidos os requisitos básicos dos projetos Seis Sigma. As seguintes atividades e ferramentas possuem destaque neste módulo: seleção de projetos, matriz de priorização, SiPOC, mapa de raciocínio e VOC.

Fase de Medição
O objetivo da fase de medição é a avaliação dos processos e conversão dos resultados em informações que indiquem soluções. As seguintes atividades e ferramentas possuem destaque neste módulo: mapeamento de processos, seleção de variáveis, orientação sobre pacote estatístico, estatística descritiva, distribuições de probabilidade, análise dos sistemas de medição (MSA) e capabilidade de processos.

Fase de Análise
O objetivo da fase de análise é a descoberta das causas dos problemas e/ou a busca de alternativas para tornar o produto ou serviço robusto. As seguintes atividades e ferramentas possuem destaque neste módulo, relação entre variáveis, técnicas de amostragem e introdução aos testes de hipóteses, introdução à análise de variância e análise de regressão e correlação.

Fase de Melhoria
O objetivo da fase de melhoria é o aperfeiçoamento dos processos e produtos usualmente através da remoção das causas dos problemas. As seguintes atividades e ferramentas possuem destaque neste módulo: redesenho de processos e introdução aos métodos de experimentação planejada.

Fase de Controle
O objetivo da fase de controle é a padronização dos processos e manutenção dos ganhos obtidos. As seguintes atividades e ferramentas possuem destaque neste módulo: análise de modo e efeitos de falha potencial (FMEA), padronização de processos e plano de controle.

Duração: 72 horas